Do caipira ao universitário: confira três livros que contam as origens do sertanejo
- felipe barbosa
- 29 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2019
Do caipira ao universitário, as origens do sertanejo
Listamos para vocês top 3 livros que cotam um pouco da história do estilo musical que hoje, domina as rádios no Brasil
Antes confinado a um pequeno grupo de pessoas que, em sua maioria, moravam no interior e viviam uma vida simples do campo, o gênero sertanejo hoje domina as rádios e baladas do país, sendo, sem dúvidas, o ritmo que mais movimenta dinheiro no meio musical brasileiro.
Ao longo do tempo, o sertanejo foi se transformando e se adaptando ao seu público. As letras que retratavam a vida no interior e as histórias do povo que morava por lá, hoje fala sobre sentimentos e ostentação, logo, chamando a atenção de moradores das grandes cidades.

Os livros “Música Caipira”, do jornalista José Hamilton de Queiroz, “Bem Sertanejo”, do músico Michel Teló e do escritor André Piunti, e “Os Pioneiros da Música Sertaneja no MS” de Rodrigo Teixeira, contam um pouco da história deste gênero musical e trazem um pouco de como era o sertanejo nos tempos antigos.
O primeiro, “Música Caipira”, lançado pela Editora Globo no ano de 2006, estabelece critérios e escolhe as 270 maiores modas de viola de todos os tempos da música caipira, além de contar um pouco da história e da sociologia da música sertaneja, definindo com clareza o que é esse gênero musical.
No segundo, o livro “Bem Sertanejo”, lançado em 2014 pela editora Planeta, Teló e Piunchi contam a história dos bastidores dos maiores nomes da música sertaneja através de entrevistas com os maiores nomes do meio. A obra traz também composições que marcaram gerações. Dono de um dos maiores hits da história, Teló conta como os cantores retratados no livro influenciaram sua vida pessoal e profissional.
Já o terceiro, o livro “A Origem da música sertaneja no MS”, lançado em 2009 pelo cantor e escritor Renato Teixeira, a obra traz a história do início da música sertaneja no Brasil, que tem suas origens ligadas à região Sul-mato-grossense, além da trajetória dos primeiros cantores no ritmo que estabeleceram esta cultura no Brasil. Segundo Renato Teixeira, o objetivo do livro é a organização da música sertaneja no esta do Mato Grosso do Sul. O cantor e escritor dedica a obra em memória de três grandes artistas reconhecidos, sobretudo, pela trajetória do gênero musical, sendo eles, Zacarias Mourão, Zé Correia e Jândira.
Comments