A explosão musical do sertanejo
- Vinicius Rodrigues
- 3 de jun. de 2019
- 1 min de leitura

Quem escuta a música sertaneja hoje talvez não recorda ou reconhece, que há pouco tempo atrás, o ritmo era voltado e centralizado apenas para um público rural e ficava restrito às pessoas que moravam no interior.
A música caipira atravessou diversas transições, sendo a principal na década 80, quando começou a tocar na grande mídia, como foi explicado durante o nosso seminário, na Universidade Nove de Julho, campus Memorial no dia 24 de maio. É notória a importância que as mídias tiveram para o sertanejo. O rádio, por exemplo, alavancou carreiras de duplas como a dos irmãos Zezé di Camargo e Luciano, que fizeram bastante sucesso com a música “É o amor”.
Em nossa apresentação, o público se emocionou bastante durante a exposição do vídeo, retirado de parte do filme "Dois filhos de Francisco", onde Francisco, pai de Zéze de Camargo e Luciano, compra todo o salário em fixas para pedir a música da dupla na rádio de Goiânia, onde moravam, alavancando a carreira dos filhos.
O estilo musical que nesta época na década de 80, já tinha canções traduzindo paixões, traições, clichê, começou ser tratado como produto de massa e, de fato, alcançou um público-alvo e teve uma massificação necessária para realmente “cair no gosto do povo.”
Comments