top of page
SeleiroSertanejo
Buscar

Brasil: o celeiro do Sertanejo Raiz

  • Seleiro Sertanejo
  • 8 de mai. de 2019
  • 5 min de leitura

Conheça a história desses cantores que deram continuidade ao sertanejo raiz e emplacam sucessos que caíram no gosto do povo.


Um estilo musical que nasceu das raízes do Brasil e se tornou o preferido no país. O ritmo sertanejo, que hoje é ouvido em qualquer lugar e em todas as classes sociais, é o ritmo predominante nas rádios, nos topos das paradas e nos eventos. Segundo pesquisa realizada no ano de 2017, pela Revista Bula, 87, das 100 músicas mais tocadas naquele ano, eram sertanejo.

O estilo musical envolvente e dançante que conquistou o coração do povo brasileiro vem sofrendo uma transição natural. Os cantores mais antigos vão dando espaço para os mais jovens, com isto, o sertanejo vai ganhando novos modelos e formas, sempre mantendo a essência do campo e do povo da roça, que permanece em diversas canções e duplas da atualidade.

Alguns cantores na última década tiveram uma projeção altíssima no cenário nacional e internacional. Nomes como Mayck e Lyan, Jads e Jadson e, o cantor João Carreiro fazem um grande sucesso cantando o bom e velho Sertanejo raíz.

Vamos contar um pouco da história deles que, com o passar dos anos, se tornam mais conhecidos e vão ganhando notoriedade ficando entre os melhores nas paradas musicais.


Mayck & Lyan


Um exemplo desta projeção é a jovem dupla Mayck & Lyan. Os irmãos, que mantem as tradições do sertanejo, trazem a essência da música caipira, da moda de viola dez cordas, que fez a fama de grandes músicos como Tião Carreiro & Pardinho. Eles preferem ser chamados de caipira a sertanejo, pois com isto, trazem ainda mais o público do modão para seus shows.

“A gente prefere ser chamado de raiz devido a nossa criação né, temos uma família que veio da roça, nossos avós trabalharam durante muito tempo na fazenda e as nossa música, trazem os elementos dos modões caipira, com o som característico da viola, os instrumentos voltados para as músicas raízes, mas com uma sonoridade mais contemporânea, atual, incorporando outros elementos, como a sanfona, bateria e o baixo”, disse Mayck.

Com um repertório que vai das novas músicas sertaneja aos clássicos da viola caipira, Mayck & Lyan compõem, arranjam e interpretam uma fileira de sucessos que sempre fazem o público vibrar. A dupla iniciou a sua primeira participação no Programa Raul Gil em março de 2005 no quadro Show Criança. Em agosto do mesmo ano, foram selecionados no quadro Jovens Talentos para gravar o CD e DVD “Jovens Talentos", participando deste projeto, foram consagrados com o Disco de Ouro e o DVD de Ouro, respectivamente.

E o programa do Raul foi de suma importância para os irmãos. Segundo eles, após a aparição lá, a dupla deu um salto muito grande na carreira. “A partir das apresentações no programa a nossa carreira tomou uma proporção muito maior, o Brasil conheceu nosso trabalho. Tivemos a oportunidade de cantar com grandes artistas, que são nossas referências então foi uma escola muito bacana”, comentou Lyan.

Em agosto de 2006, foi lançado o primeiro disco solo da dupla. Intitulado “Defendendo a Tradição”, o cd traz um repertório completo, com canções de gênero raiz, composições inéditas com um arranjo totalmente sertanejo. Neste mesmo ano, a dupla ficou entre os 20 artistas que mais venderam discos, segundo a ABPD.

No ano seguinte lançaram o CD e DVD de um show realizado em 1 de Novembro de 2006. Em poucos meses de venda, o projeto chegou a ficar entre os primeiros nos rankings de vendas.

Em 2010 assinam contrato com a Universal Music e gravam o CD e DVD intitulado "Mayck e Lyan - Acústico", com repertório bem selecionado e interpretações marcantes. A dupla ainda se apresenta com certa regularidade no Programa Raul Gil, com participações especiais no “Homenagem ao Artista” e fazem diversos shows pelo Brasil.


João Carreiro


Hoje em carreira solo, João Carreiro cantou longos anos fazendo parceira com Capataz, com isto, ambos ficaram conhecidos no cenário nacional como João Carreiro e Capataz.

A dupla se separou em 2014 oficialmente, após ter dado um breve tempo em 2013 devido a uma depressão do cantor e no início daquele ano, comunicaram o fim da dupla. Atualmente, João Carreiro segue carreira solo. Já Capataz formou outra parceria que foi batizada de Carreiro e Capataz (o nome de seu parceiro foi cedido por João após o fim da antiga dupla).

A época de maior auge da dupla foi entre 2009 e 2012 onde emplacaram vários sucessos com as canções "Bruto, rústico e sistemático", que fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, exibida pela Rede Globo e a canção "Xique Bacanizado", que fez parte da trilha sonora da novela Araguaia. Além das trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, fizeram sucessos como "Prefácio", "Desgramou o Goiás" e "Tudo em Nome do Poder".

“O João Carreiro carrega no coração a marca da música raiz e a paixão pela viola. Inspirado na antiga dupla sertaneja caipira “Tião Carreiro e Pardinho” pelo seu timbre de voz semelhante ao do Tião Carreiro, usou o nome ‘Carreiro’ na formação da sua antiga dupla para iniciar sua carreira artística”, disse a produtora do programa Brasil Caminhoneiro, da TV Aparecida, Keniara Carvalho,

Ele se afastou da carreira artística e da dupla com o Capataz para se tratar de uma depressão. Mas nunca abandonou o amor a vida no campo e a música.

Recuperado em 2015, ele retornou aos palcos e de lá pra cá vem trabalhando sua carreira solo com apoio dos amigos Jads e Jadson.


Jads e Jadson


A dupla que segue um estilo caipira, formada em 2003, em Catanduva, no Paraná, é uma das mais conhecidas do Brasil atualmente. Os sucessos "Jeito Carinhoso", "Colo", "Toca Um João Mineiro & Marciano", "Noites Frustradas" "Coração Ressacado" são as canções que mais ficaram na boca do povo.

Em cada ano, os cantores vem conquistando mais e mais fãs. O estilo "raiz" que é bem presente na maioria das canções, faz com que eles apesar de ter um bom tempo de estrada, se credenciem a ser uma das duplas sertanejas que prometem perdurar por um bom tempo no cenário musical brasileiro.

Com uma trajetória longa até caírem no gosto do brasileiro, os cantores emplacaram “Jeito Carinhoso” e “Toca Um João Mineiro & Marciano”, que foram as canções que permaneceram mais tempo como uma das 10 músicas mais pedidas nas rádios do Brasil.

“O nosso começo de carreira foi bem complicado, normalmente é igual para todos os cantores. O anonimato é a fase que mais aprendemos e acabou servindo como bagagem para a nossa dupla”, conta Jads, em entrevista ao site Seleiro Sertanejo.

“Essas duas músicas foram sem dúvidas as que alçaram a dupla, o povo abraçou nosso estilo raiz, por isso as canções caíram tanto no gosto”, disse Jadson. Segundo o Site “Músicas mais tocadas”, em 2015 a canção “Toca Um João Mineiro & Marciano” no top 15 mais tocadas no ano, isso só reforça a fala de Jadson, mostrando que o sertanejo raiz foi abraçado pelo brasileiro e, que com o passar dos anos mais duplas tendem a aparecer e ganhar ainda mais projeção no cenário musical do estilo raiz.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page