top of page
SeleiroSertanejo
Buscar

As 10 melhores músicas do sertanejo raiz de todos os tempos

  • Seleiro Sertanejo
  • 13 de mai. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de mai. de 2019

A música caipira está na memória do povo brasileiro e, ao longo dos anos, foi tradicionalmente passada de pai para filho. As músicas sertanejas antigas tem grande peso na história do cenário musical do nosso país. Com versos e arranjos inspirados na vida do povo do interior, estas canções marcaram épocas.

Conhecida também como Musica Raiz, elas são a expressão do que há de mais simples na vida das pessoas do interior e traz relatos que vão desde um amor perdido, até a rotina da vida rural. Nos dias atuais, elas vem sendo redescoberta, mostrando que está na alma de cada cidadão simples e, por isto, nunca será esquecida.

Prova disso, é que os jovens estão se mostrando cada vez mais interessados nas duplas, causos, instrumentos, músicas e tudo que cerca esse universo maravilhoso que é a Cultura Caipira. O estilo sertanejo que chegou ao Brasil a partir da década de 1910 passou por diversas modificações ao longo do tempo, mas nunca deixou de ser um elemento muito importante na cultura brasileira.

Nós, do site Seleiro Sertanejo, listamos para vocês algumas canções antigas que fazem sucesso até hoje:

1- Tristeza do Jeca (1918)

A música Tristeza do Jeca, composta por Angelino de Oliveira e interpretada por Tonico e Tinoco, foi eleita a Melhor Música Caipira de Todos os Tempos pela Folha Ilustrada em 2009.

Ao longo dos anos, a canção foi regravada por uma infinidade de artistas como Inezita Barroso, Irmãs Galvão, Zezé de Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis e Almir Sater.

2- O Menino da Porteira (1973)

Um dos clássicos mais populares da música caipira, O Menino da Porteira foi composto por Luizinho e Teddy Vieira e gravado pela primeira vez pela dupla Luizinho e Limeira. Ao longo dos anos, a canção também ficou famosa nas vozes de Sérgio Reis, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Daniel, e muitos outros cantores sertanejos.

3- Chico Mineiro (1958)

A moda de viola Chico Mineiro, composta por Tonico e Francisco Ribeiro, foi responsável por lançar a dupla Tonico e Tinoco a nível nacional. A canção foi baseada na lenda de um boiadeiro que só descobre que seu melhor amigo, o Chico Mineiro, era seu irmão de sangue quando o rapaz é assassinado.

4- Cabocla Tereza (1936)

A canção Cabocla Tereza é uma das principais da dupla Raul Torres e Florêncio. Conta a história de um sujeito que, por não ter o amor correspondido, mata a amada porque ela “felicidade não quis”. A música é feita no gênero “Toada Histórica”, conhecida por misturar o falar e o cantar. Em geral, essas composições duravam mais de 3 minutos.

5- A Moda da Mula Preta (1945)

Um clássico da música sertaneja, A Moda da Mula Preta é uma composição de Raul Torres. Foi gravada pela primeira vez pela dupla Torres e Florêncio. Ao longo dos anos, foi regravada por Luiz Gonzaga, Inezita Barroso, Teixeirinha e Rolando Boldrin.

6- Luar do Sertão (1914)

A música Luar do Sertão é uma toada brasileira muito popular. Composta por João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense, fala sobre a vida no sertão, elogiando o luar. Uma das versões mais conhecidas é com Pena Branca e Xavantinho. A canção faz parte da trilha sonora da novela “Tieta”, na voz de Roberta Miranda, e do filme “Os Dois Filhos de Francisco”, cantada por Zezé de Camargo & Luciano.

7- Rio de Lágrimas (1972)

A moda de viola Rio de Piracicaba foi composta por Piracy, Lourival dos Santos e Tião Carreiro. Ficou bastante famosa na voz de Inezita Barroso. Retrata o sofrimento por um grande amor e faz referência ao Rio de Piracicaba, no Estado de São Paulo.

8- Moda da Pinga (1955)

Conhecida principalmente na voz de Inezita Barroso, a música Moda da Pinga, também conhecida como Marvada Pinga, é uma composição de Ochelsis Laureano e Raul Torres.

9- Saudade da Minha Terra (1966)

Uma das modas de viola mais conhecidas, Saudade da Minha Terra é uma composição de Goiá e Belmonte. Fez sucesso pela primeira vez nas vozes de Belmonte e Amaraí, que cantam a frustração de um amante da vida rural que mora na cidade.

10- Estrada da Vida (1980)

A famosa música sertaneja Estrada da Vida, composta por José Rico, é uma das principais canções da dupla Milionário & José Rico. A moda originou o roteiro do filme “Na Estrada da Vida”, lançado em janeiro de 1981.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page